Oi,
        Estudei um pouco o NetBeans e o JBuilder. Taqui o que achei deles...

        PS. Se quiser um comparativo mais detalhado, eu mando pra voce...

Ambientes de desenvolvimento JAVA

NetBeans

Este ambiente de desenvolvimento é escrito em Java e por este motivo consome bastante
memória, necessitando de um processador rápido para ser utilizado. Mas nem tudo é tão
ruim assim...
Pra dizer a verdade, o NetBens é uma das melhores IDE´s disponíveis para JAVA. Entre
os recursos existentes nesta ferramenta estão:

Drag-And-Drop de componentes visuais: Isso mesmo, no NetBeans os botões, caixas de
texto e comboboxes podem ser clicados e arrastados para o formulário assim como em
qualquer IDE do Windows tais como Delphi ou VB
Ajuda online, com tutoriais e exemplos práticos
Recurso de code-completation e todas as praticidades de um bom editor de código
Um ótimo gerenciador de projetos, permitindo a facilidade na localização de
componentes de projeto e manipulação de suas propriedades
Integração total com a documentação do JAVA SDK
Wizards para geração de aplicações
Assistente para tratamento de eventos
Integração com o JAVA DOC
Controle de versões
Recurso para internacionalização de aplicações
Serviço de atualização integrado (assim como o tradicional Windows Update)
E, além de tudo isso o NetBeans é baseado em um projeto de código aberto. Isso mesmo,
se você quiser pode obter os fontes da ferramenta e modificá-la a sua vontade.

Para maiores informações sobre o NetBeans, procure no site http://www.netbeans.org/

JBuilder

A Borland novamente surpreendeu. O JBuilder é uma ferramenta profissional, sem dúvida
alguma. Disponível em várias versões, o JBuilder é bem estruturado, possuindo uma
grande semelhança à boa e velha IDE Delphi. Como pontos fortes para esta ferramenta
estão:

Clareza. Esta é a palavra que resume a ferramenta. A IDE é completa, mas ao mesmo
tempo não polui a tela do programador. Os designer (componentes visuais  para criação
de objetos), o editor, os navegadores, o painel de propriedades, enfim tudo é
harmoniosamente distribuído na ferramenta.
Menor consumo de memória. Comparado ao NetBeans que em alguns momentos consumia 140MB
de RAM, o JBuilder não passou de 90MB em momento algum. Parece muito, mas basta olhar
para a ferramenta e pensar que ela é interpredata e você verá que isso é pouco.
Drag-And-Drop de componentes visuais. Assim como qualquer IDE decente, é possível
colocar botões e caixas de texto no formulário, modificar o layout e tudo mais
simplesmente com a ajuda do mouse.
O editor de menus é um ponto forte desta ferramenta. Basta digitar os menus no
designer e ir teclando <ENTER> que os menus vão sendo criados. Em caso de erro basta
clicar no <DELETE> para apagar. Programadores Deplhi vão notar uma semelhança no
recurso (...)
Projeto integrado. No JBuilder o projeto não é apenas um conjunto de programas-fonte.
Nele podem ser anexados documentos diversos (HTML, DOCS, etc..) e criados pacotes .JAR
(um tipo de auto instalador para o JAVA), por exemplo.
Cópias de segurança. O JBuilder cria backups automáticos para cada arquivo do projeto.
UML. A ferramenta é capaz de gerar diagramas UML a partir do código-fonte do projeto.
RMI. A facilidade na geração de stubs/skeletons para tecnologia CORBA é acessada com
dois cliques de mouse.
Visualização em tempo de projeto do conteúdo para formulários herdados. Supondo um
formulário A e um formulário B herdado de A; o conteúdo de A fica visível em B durante
o tempo de projeto. Este recurso é utilíssimo para projetar interfaces de forma
consistente. Esta feature não é suportada pelo NetBeans.
Suporte para desenvolvimento em grupo. O Team manager.
Ampla gama de configurações e Wizards realmente úteis.
Documentação integrada com tutoriais e dicas úteis para todos os níveis de
programadores.
Finalmente, os pontos contra:

Muitas vezes esperamos teclar em <DELETE> para apagar um objeto, mas não conseguimos
fazer isso. Somente usando o mouse. O mesmo vale para renomear objetos - um <F2> não é
reconhecido.
Em certos momentos, a IDE "se perde" ao renomear arquivos do projeto e devemos chamar
um Replace para substituir as chamadas que não foram renomeadas.
Formato da documentação. Apesar de ser de ótimo conteúdo, o formato dela não me
agradou. Prefiro o HTML puro ao invés do .JAR do JAVA
Agora o preço da coisa. O JBuilder Entreprise (testei a versão Trial de 30 dias) custa
no site a bagatela de U$2999,00. Este é o preço para novos usuários do JBuilder.

Para maiores informações sobre o JBuilder, procure no site
http://www.borland.com/jbuilder