Pessoal:

Surgiu uma preocupação sobre como preservar a propriedade intelectual de softwares desenvolvidos em Java.

Sei que existem programas que conseguem a partir dos bytecodes gerar um código fonte Java, uma espécie de descompilador.

Também sei que existem programas que dificultam essa extração, os ofuscadores de código.

Existe algum meio de proteger o código com total segurança ? Logicamente garantido a compatibilidade com as diferentes plataformas e suas JVM’s ?

Até que ponto essa “descompilação” é possível ?

Se uma pessoa hoje resolve desenvolver um software comercial em Java, é possível descompilar tudo ?

Obrigado, preciso da opinião de vocês.

Fábio.

---