mas nao eh voltado pra certificacao, apesar da prova nao ser a tiamat, ela eh chata, e o material pra certificacao deixa as pessoas ligadas em q tipo de perguntas podem aparecer, como assinatura do metodo main errada, e etc.  Pra certificacao o livro mais recomendado por ai eh o da Sybex, e nunca vi ele em portugues. Tb nunca procurei, mas acho dificil, em ingles a terceira edicao do livro eh para a prova 1.4.
        MInha sugestao eh q aprender ingles ao nivel q vc fica confortavel em ler material em ingles, pq a quantidade de material relacionado a java em ingles eh gigante, incluindo pra certificacao, tem varias apostila em ingles q se vc sabe java, nem precisa comprar um livro pra certificacao.