Concordo com o Silvio e vou até mais longe. Acho que se preocupar em
esconder fontes não faz o menor sentido. O único caso que justificaria seria
se alguém inventou um algorítimo revolucionário, mas mesmo assim é muito
fácil descobrir a partir do código de máquina.

Se alguém quiser copiar uma aplicação, vai ser muito mais fácil copiar a
interface, a maneira de funcionar, e implementar de novo. É mais rápido que
fazer "engenharia reversa" nos fontes e, com certeza vai ficar melhor que o
original...

A proteção de um software está na sua evolução, não nos fontes. Mais
importante que ter "know how" sobre uma aplicação, que pode ser conseguido
com fontes+docs, é ter o "know why". Quem fez sabe PORQUE fez daquela
maneira e preparou o sistema pras futuras evoluções da versão 2.

Além disso, a capacidade comercial de ocupar o mercado antes que outras
empresas o façam.

Um exemplo clássico é o ICQ. Pode ter programa mais simples? Qualquer
progamador com um pouco de conhecimento de rede podia fazer um. Vale a pena
pra eles esconder o fonte? A única garantia que eles tem são os direitos
legais sobre o protocolo. E a sorte (ou competência) de terem lançado o
produto certo na hora certa da maneira certa e terem enriquecido :-)

 ---
Mauro Ramos Martini
[EMAIL PROTECTED]
counter.li.org#225287