Basta vc implementar o MouseListener e o MouseMotionListener
ex.:private class XXXXXXXXXXX implements MouseListener, MouseMotionListener
e gerenciar a ação do mouse que deseja através dos métodos que vc terá que
colocar na sua classe:

//qdo o mouse é presionado
public void mousePressed(MouseEvent e) {}

//qdo o mouse é mexido com ele presssionado
public void mouseReleased(MouseEvent e) {}

//qdo ocorre um clique no mouse
public void mouseClicked(MouseEvent e) {}

//não lembro muito bem deste, mas pode consultar na documentação do java
public void mouseDragged(MouseEvent e) {}

//qdo o mouse é mexido sem estar pressionado
public void mouseMoved(MouseEvent e) {}

//qdo o mouse entra na sua tela
public void mouseEntered(MouseEvent e) {}

//qdo o mouse sai da sua tela
public void mouseExited(MouseEvent e) {}

Robson Augusto Siscoutto escreve: