J2SE = Java Standard Edition (edicao padrao)
Esse pacote tem a maioria das classes que voce utilizara' para
aplicacoes consideradas "mais comuns" no java.

J2EE = Java Enterprise Edition (edicao mais especifica)
Esse pacote tem outras classes que tambem sao utilizadas por
desenvolvedores de aplicacoes, mas nao tao comuns como as da edicao
padrao. Um exemplo tipico e' as classes que la' existem para desenvolvimento
de Servlets.  Voce nao conseguira' compilar servlets utilizando apenas o
J2SE.  Por isso, a melhor forma de voce saber
se precisa de J2EE e' comecar a desenvolver os seus programas, se num
deles o compilador reclamar que nao conseguiu achar um certo package, olhe
na pagina da SUN se o pacote esta' disponivel no J2EE. Caso esteja, de^ o
download e instale essa versao complementar (J2EE e' complementar do J2SE,
isto e', nao se pode usar apenas o J2EE, voce precisa tambem do J2SE
instalado).

Espero que tenha o ajudado,

Paulo Brasko
Senior Programmer - Nuclear Codes