Saudações Cristiano,
O esquema para utilizar banco de dados é o seguinte:
- Primeiro você registra um driver de conexão com banco de dados
- Depois você cria uma conexão usando uma String que identifica o banco de dados que você quer usar
- Para fazer uma consulta, você precisa de um Statement ou PreparedStatement. Só que eles têm de estar associados a uma conexão. Por isso você precisa usar os métodos createStatement ou prepareStatement para conseguir as instâncias desses objetos.
Agora, se você quer fazer um select por exemplo? Onde vão ficar os dados? No ResultSet! Quando você usa o método executeQuery do Statement, especial para consultas, ele retorna um ResultSet.
O ResultSet é um ponteiro aberto no banco de dados. Quando você quer acessar um valor do ResultSet você usa o método next() que retorna true se houver algum valor no ResultSet ou false se não houver mais valores a serem recuperados. Uma vez que você usou o método next() e obteve sucesso você recupera um campo da sua consulta através do método getXXX("Nome da coluna") ou getXXX(numero_da_coluna) onde XXX é o tipo de dado que você deseja recuperar.
Se ainda estiver com dúvidas mande um email direto pra mim que eu lhe envio um exemplo.

[]´s
Vinícius