E ae javaneses, blz???  desculpa a insistência no mesmo assunto, mas como
não obtive sucesso volto a perguntar... desta vez vou detalhar melhor...

        Tenho na rede um servidor Conectiva Linux 4 com Oracle 8i, e como usamos
Delphi fazemos a conexão através da BDE sem problemas, agora estou começando
a fuçar no JBuilder e quero fazer conexão no mesmo banco, soh pra fazer uns
testes com java... minha máquina está com Windows 2000 Professional e
JBuilder 7 instalados, jah coloquei no CLASSPATH o arquivo classes111.zip do
jdbc como me instruiram, mas naum deu certo, ae tentei colocar o
classes12.zip e tb nada, ae dei uma fuçada em uns arquivos readmes e vi que
tem q colocar no CLASSPATH um arquivo nls_charset111.zip qdo for JDK 1.2 ,
foi ae que percebi que o JDK do JBuilder 7 (pelo menos o diretório) eh o JDK
1.3.1 ... e agora, tenho q colocar algum arquivo a mais no CLASSPATH por ser
JDK 1.3.1 ??? Tenho q colocar algum driver do jdbc lah no linux onde está
instalado o Oracle ???? Tenho q indicar alguma coisa nas configurações do
JBuilder ??? Qualquer dica será bem vinda pois não aguento mais ver a mesma
mensagem de erro qdo tento abrir conexão no JBuilder:

"The driver: oracle.jdbc.driver.OracleDriver could not be loaded.  This
could be a problem with the driver itself, or that the driver is not found
on the classpath."

valeu galera, aguardo alguma dica...  abraços...

Abner Campanhã
L/ICQ 23908672
[EMAIL PROTECTED]
Linux user: 283827    Seja livre, use Linux!!!