Caro Fabiano,

        Se você vai fazer algo que não precise de coisas, como pool de conexões,
caching de dados e etc, quando se justificaria o uso de alguma estrutura de nível mais
alto (JDO, EJB, etc...) em geral o uso direto das classes de "java.sql"
(DriverManager, Connection, [Prepared]Statement, ResultSet, etc...) e afins é
suficientemente simples.

        Já fizemos uma vez uma classe com a mesma idéia que a sua, mas não posso te
mandar por força de contrato, mas juro para você que é bem simples de fazer. Depois de
um tempo desistimos desta classe  para usar algo mais independente (no nosso caso EJB).

        Se você resolver fazer (ou usar uma pronta) uma classe para isso, dou uma
dica: é necessário tomar cuidado para não ficar "matando" o banco com muitos
"abre-e-fecha" de conexão ou ficar largando conexões abertas para trás, principalmente
se você for usá-la em alguma aplicação que use o banco intensivamente. Isso pode por o
banco de joelhos, qualquer que seja o banco.

Um abraço,

--
Mauro Nascimento Rezende
Mondo Technologies