Pessoal, bom dia.

        É minha primeira participação no grupo e estou dando os primeiros
passos na linguagem.
        Minha experiencia até agora se resume ao programinha "Hello World".
        Meu objetivo será, no futuro, desenvolver programas que farão
acessos a banco de dados Oracle e Cobol RM.
        Sou programador experiente em Sql e Cobol e tenho uma certa
dificuldade de encontrar exemplos simples, mas práticos, para iniciantes.
        Por exemplo, um programa que faça um simples acesso à um banco de
dados Oracle através de uma chave (código de cliente) e mostre o resultado
em uma tela (uma applet simples).
        Agradeço qualquer dica de exemplo, por mais simples que seja,
independentemente do exemplo acima.
        Grato,
Schaefer.

Luiz Carlos Schaefer