Cara, o J2EE implementando o JDBC 2.0 tem pool de conexão sim.
O JDBC 2.0 tem o DriverManagerDataSource que implementa um pool de
conexões.
A questão é que nem todo banco de dados dá suporte a este pool, no caso o
MySQL, já no Oracle é tranquilo.
Carlos

Carlos Santiago
[EMAIL PROTECTED]
Programador J2EE
Equipe de Implementação - SAGETI
Secretaria de Estado de Fazenda - MT

                      "Marcelo"

                      <marcelo@totalban        Para:     <[EMAIL PROTECTED]>

                      co.com.br>               cc:

                                               Assunto:  Re: [java-list] Pool de
Conexões
                      28/11/2002 12:59

                      Favor responder a

                      java-list

    Pessoal, antes queria agradecer as muitas respostas que tive pra minha
pergunta.

    Achei que o Java já implementasse (falando-se em J2SE) um pool de
conexões de mais baixo nível, ficando o pool a cargo do driver JDBC (sei
que
o driver JDBC geralmente não é fornecido pela Sun, mas ela podia exigir que
os drivers implementassem um pool), mas pelas respostas que obtive percebi
que eu estou redondamente enganado.....
    A minha aplicação não está baseada no J2EE por enquanto, e um pool faz
bastante falta. Acho que vou implementar a solução do Augusto Cesar
Castoldi, que enviou para esta lista umas classes que ele desenvolveu com a
idéia de criar um pool.

    Mesmo assim, muito obrigado a todos que me responderam, quando a minha
solução estiver pronta, boto na lista pra compartilhar com todos.

    Falow

    Marcelo D. M. de Menezes
    [EMAIL PROTECTED]
    TotalBanco Consultoria e Sistemas Ltda