Bom Rafael, posso te dizer que sim, há um interesse do mercado de
trabalho na certificação e que há um retorno financeiro, se você mostrar
que o merece.Aqui em Brasília o mercado anda muito bom.
  Mas acho que o maior valor que uma certificação pode lhe dar é o
conhecimento, é incrível o conhecimento que você agrega ao estudar para
uma certificação, com certeza, tirar uma certificação vale o esforço e o
investimento.
  Fico a disposição para esclarecer qualquer outra dúvida.

Marcelo Sousa Ancelmo

Borland Certified JBuilder 6 Developer
Sun Certified Programmer for Java 2 Plataform
Sun Certified Web Component Developer for J2EE Plataform