Respondendo a todos sobre dicas para Sun Certified Programmer for The Java 2 Platform 1.4.

    Meu tempo total de estudo para prova foi 1 mês. Como referência principal de estudo, utilizei o livro The Complete Java 2 Certification Study Guide (imagem da capa do livro abaixo), capítulos 1 ao 8 (quem não incluem Assertions). É fácil de conseguir este livro em PDF (detalhe: este livro também serve para Sun Certified Developer for Java).
    Depois de estudar todos os capítulos e mais o conteúdo sobre Assertions (tudo isso durou 3 semanas, no meu caso), passei a última semana antes da prova somente fazendo Mock Exams (simulados) e principalmente tentando compreender cada questão que errei, consultando nas referências e nas respostas comentadas.
    Há um simulador feito em Java no site http://www.ii.uib.no/~khalid/pgjc/jcbook/engine.html, que é mais difícil do que a verdadeira prova em si. Neste simulador eu consegui 52% de acertos, e na certificação, acabei conseguindo 70%.

Dicas:
- Façam o maior número de simulados possíveis;
- Procurem fazer simulados que tenham respostas comentadas;
- Não esqueçam de estudar Assertions;
- Estudem muito bem Collections Framework (foi onde tive mais dificuldades);
- Estudem bastante Threads e Inner Classes;
- Calma na hora de fazer a prova, há muitos "pega-ratões";
- Atenção especial para a utilização e implementação correta dos métodos "hashCode()" e "equals(object)".

Referências de estudo:

- No link http://www.whizlabs.com/scjp/tips.html há uma lista com 50 dicas preciosas para a certificação;

- Na página http://www.geocities.com/technofundo/tech/scjp/scjp1_4.html, há bastante material sobre os tópicos que requerem bastante atenção na prova (Assertions, Collections, etc...).

Mock Exams (simulados):
  Seleção ótima com muitos simulados.

  Vários Mock Exams separados especificamente por tópicos (só Threads, só Declaration and Access Control, etc...) que abrangem todo o conteúdo dá certificação para a 1.2 e 1.4.

- http://www.geocities.com/r_palwai/scjp.htm, vários links para Mock Exams e conteúdo para estudo tb.

Bom, acho que era isso pessoal!
Bom estudo!

Guenther Sehn