-----Mensagem original-----
De: Herval Freire [mailto:[EMAIL PROTECTED]]
Enviada em: sexta-feira, 3 de janeiro de 2003 16:40
Para: java-list@soujava.org.br
Assunto: Re: [java-list] Framework de abstração de Banco de dados

        Franklin,

        Existe uma serie de frameworks de persistencia de objetos interessantes que voce pode adotar em seus projetos

Cayenne - http://objectstyle.org/cayenne/
Jakarta ObjectRelationalBridge - http://jakarta.apache.org/ojb
Castor - http://castor.exolab.org/
SimpleORM - http://www.SimpleORM.org/
Jaxor - http://sourceforge.net/projects/jaxor
Hibernate - http://hibernate.sourceforge.net/
Expresso - http://www.jcorporate.com/
DataBind - http://databind.sourceforge.net/

        Destes, posso dizer por experiencia propria que o Hibernate, Castor e OJB sao otimas opcoes. Os demais ainda nao testei...

[]s