Uma maneira de se fazer é guardando-se uma variável (numa session, por
exemplo) com a seguinte estrutura:

cart = "PROD|QTD,PROD|QTD, PROD|QTD .... PROD|QTD" , onde PROD é o seu
identificador de produto e QTD é a quantidade solicitada.

    assim, sempre que você precisar acrescentar um item no carrinho, você
varre o String (utilizando um tokenizer, primeiro pela virgula, obtendo
PRODUTO+QTD, e depois pela | para obter em separado o PRODUTO e q QTDE) para
procurar se já existe o produto no carrinho. Se existir, atualiza-se a
quantidade. Se não existir, insere no final da string algo como cart +=
",NEWPROD|QTD"
    Para excluir, a mesma coisa. Varre-se o String até encontrar a chave do
produto que se quer e a seguir remove-se todo o token PROD|QTD bem como as
possiveis virgulas (nesse ponto é preciso uma pequena validaçãozinha, para
saber a posicao do token no string, pois caso seja no começo, remove-se a
virgula da direita; caso seja no fim, remove-se a virgula da esquerda; caso
seja entre dois outros tokens, tanto faz a virgula a ser removida.).
    Na hora do fechamento do pedido, basta varrer novamente o String, fazer
as devidas quebras e chamar seu método de inclusão do pedido e itens no seu
banco de dados. Lembrando-se de limpar a variável para limpar o carrinho no
final.

    Essa é uma maneira meio que básica de se implementar carrinhos de
compra. É óbvio que existem implementações muito mais sofisticadas e até
mais elegantes, porém dependendo do propósito essa é uma implementação
viável e muito simples de ser implementada.

    Espero ter ajudado
    Lincoln Masao Muraoka Junior
    Analista Programador
    ASTI Tecnologia - Unidade de Soluções