Eu conheço uma maneira por _javascript_ ...
crie a função

function BackForWard() {
    if(history.forward(1)){
        window.location='home.jsp'

depois coloca no onload do body

    Na verdade isso não impede que ele volte, porém, se voltar, é automaticamente jogado para uma página específica. Pode ser a própria página onde ele já estava ou então uma página qualquer, no exemplo a home.jsp.

    Você, caso esteja querendo evitar que o usuário volte um submit e poste novamente, pode também implementar o conceito de Synchronize (deja vu) token (esqueci o termo em português, mas acho que é ficha de sincronismo), que é um pattern J2EE, que consiste em ter uma espécie de uma chave dos dois lados, que é invalidada do lado servidor após a primeira vez que for usada. Assim, quando o usuário tentar postar algo novamente (refresh ou usando voltar no browser e postando de novo) a chave que ele tinha não é mais válida e não completa-se a transação, aliás, o Struts implementa esse conceito. Li sobre isso no livro Core J2EE Patterns, do Geary que aliás é um livro muito interessante o qual recomendo.
    Procure no Google por Synchronize Token que devem aparecer alguns links interessantes, ou procure ler o livro que existe uma explicação Muito melhor sobre o assunto.

ETA
[]s
Lincoln Masao Muraoka Junior
Analista Programador