Resumindo o assunto, o construtor pode ter duas funções,
uma é "instanciar" um objeto da classe referida. Instanciar significa alocar memória o
objeto.
A outra função, é a inicialização de valores do objeto instanciado.

Não é obrigatória a codificação de um construtor em Java. Ele pode usar um construtor
herdado de Object, se
não me engano.

Só para reforçar, é o objeto criado que tem os valores alterados, e não a Classe como
dito. Só faz sentido
alterar valores da Classe, quando os atributos são estáticos.

Abraços,
Adriano Andrulis