Mirian,

Você poderia dar mais detalhes de qual classe/demo você está tentando executar
e qual excecao voce está recebendo?

Por exemplo:

[EMAIL PROTECTED]/usr/java/demo/applets/Clock: pwd
/usr/java/demo/applets/Clock
[EMAIL PROTECTED]/usr/java/demo/applets/Clock: echo $JAVA_HOME
/usr/java
[EMAIL PROTECTED]/usr/java/demo/applets/Clock: java Clock.java
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: Clock/java
[EMAIL PROTECTED]/usr/java/demo/applets/Clock:

Nesse caso o erro é que não existe a classe Clock.java (ou seja, pacote Clock,
classe java). O certo seria:

[EMAIL PROTECTED]/usr/java/demo/applets/Clock: java Clock
Exception in thread "main" java.lang.NoSuchMethodError: main

Nesse caso o problema é que a classe Clock não possui o método main (já que é
um applet). Ou seja, o comando correto para esse demo é:

[EMAIL PROTECTED]/usr/java/demo/applets/Clock: appletviewer example1.html
Warning: Can't read AppletViewer properties file:
/home/felipeal/.hotjava/properties Using defaults.

Felipe