Olha cara eu comecei com notepad mesmo !!
Para quem quer conhecer e aprender mesmo acho o ideal .
Claro nada impede vc de utilizar uma ferramenta , um jedit
por exemplo .

Quanto ao ide , acredito que vc deva utilizar qual lhe
parecer mais facil , pois o que seja melhor para mim nem
sempre pode ser para vc .

Eu por exemplo adoro o eclipse .

> oi pessoal,
> sou novo na lista e iniciante (muito entusiasmado) em java
> gostaria de saber vcs concordam com alguns que conversei que
 dizem que para aprender java realmente eh bom comecar mesmo c
om notepad, utilizando ferramenta visual apenas apos aprender
e quando precisar de produtividade?
> quanto a ferramenta visual, FORTE (por ser livre e da Sun) e
h a mais indicada?
> grato
> Amakaho
>

> ------------------------------ LISTA SOUJAVA ---------------
> http://www.soujava.org.br  -
  Sociedade de Usuários Java da Sucesu-SP
> historico: http://www.mail-archive.com/java-list%
40soujava.org.br
> para sair da lista: envie email para java-list-

---
UOL, o melhor da Internet
http://www.uol.com.br/