Caro Luis,

        Essa declaração é uma conversão explicita (casting). Vc acaba
forçando o Java a fazer uma conversão explicita, uma vez que vc tenha noção
de que sempre a conversão esta correta.

        Neste primeiro metodo, vc poderia ter feito a conversão direta para
long como:

                return 2 * Long.parseLong(x);

        Um outro exemplo de uso de casting, é quando vc retira objetos das
posições de um ArrayList. O tipo a ser retornado pelo ArrayList é do tipo
Object, mas vc pode ter colocado um objeto do tipo Double. Exemplo:

                ArrayList exemploList = new ArrayList();
                Double valor = new Double("12.9");
                String frase = new String("Teste Casting");
                exemploList.add(valor);
                exemploList.add(frase);

                //Para retirar os valores

                Double valor2 = (Double) exemploList.get(0);
                String frase2 = (String) exemploList.get(1);

        Ate +

        Andrew Betencourt
        Analista de Sistemas
        SCP for Java 2 Platform 1.4