> Pessoal,
>
> Estou montando um pequeno site, onde o usuário irá  selecionar um arquivo
> em
> seu file system através de um input type="file" (html).
>
> Como devo proceder para saber se o arquivo existe neste caso ?

Sei lá se entendi, mas o mecanismo do input type=file abre um diálogo de
seleção de arquivo onde o usuário só pode escolher arquivos existentes -
ou seja, pressupõe-se que o arquivo selecionado com este método existe (a
não ser em casos extremamente bizarros, um processo apagar o arquivo
depois do mesmo ter sido escolhido e antes de ter sido selecionado).

De qualquer jeito é possível que o usuário modifique o campo de texto
associado ao arquivo, então o usuário propositalmente poderia "selecionar"
um arquivo inexistente. Creio eu que o protocolo HTTP deve ter alguma
maneira de processar isso (um erro que ocorre se o upload não funcionar ?)
mas a resposta não deve ser verificar a existência do arquivo diretamente
no cliente - afinal isso ia fazer ficar muito fácil descobrir quem tem o
que em que máquina, a ABES ia amar ! ;-)

Dica: veja os possíveis códigos de erro do protocolo HTTP.

Rafael