Vá em http://java.sun.com/products/java-media/jmf

JMF é uma API da sun específica pra se trabalhar com multimídia. Lá vc
pode baixá-la para a plataforma que precisar. Tem os passos de
instalação/configuração. Rodo com o Forte/Linux e não tive problemas
para instalação/configuração. Tem um javadoc, e uns manuais
interessantes também. Por enquanto só usei para vídeo e me atendeu em
quase tudo. Achei essa API muito boa. O único problema é que acho que
quase ninguém utiliza este tipo de recurso na lista, o que torna difícil
um intercâmbio. Eu já levantei algumas dúvidas para a lista, mas não
obtive respostas. Até pq eu realmente acho que pouca gente faz uso dessa
API.

Abraços.

   Luciano.