Cláudia,

Usando Multicast você corre o risco de a informação não passar por algum
firewall com bloqueio mais rígido (Alguns administradores bloqueiam Broadcast
e também Multicast).
Utilizar ISAPI é mais ou menos como assinar o pacto com o demônio. Acho que
esta lista de discussões é sobre Java. Um chat pode ser  desenvolvido em
Java, sem problemas de performance por causa da linguagem.

Algumas alternativas em Java para tal são :

- Utilizar um Servidor de aplicações, com Applet na ponta para apresentação -
O Applet pode ficar fazendo pooling, para detectar quando uma nova mensagem
chegou.
- O Applet e o servidor podem eventualmente utilizar RMI na comunicação. O
problema volta a ser o firewall, e uma possível incompatibilidade com
browsers. Você pode baixar uma versão de RMI que roda sobre o IIS, mas nunca
testei
- Se o cliente não precisar ser um browser, então você pode utilizar todo o
arsenal J2SE a seu favor. Pode criar uma interface utilizando SWT, por
exemplo, que irá ficar tão leve quanto um programa nativo, ou mesmo a Swing,
com recursos sofisticados e mais pesada. Para a comunicação pode ser
utilizado CORBA ou RMI/IIOP. Se houver problemas de firewal, pode utilizar
SOAP over HTTP para a comunicação. Para o download do aplicativo pode ser
utilizado Java Web Start.

Acho que existem diversas opções, mas as perguntas básicas que deve fazer são
:
  - O programa precisa rodar em um browser, ou você pode instalar o programa
em cada cliente que for rodar o chat ? Se puder instalar, aumenta o leque de
possibilidades.
  - Qual o requisito de memória para o cliente ( <64Mb provavelmente você
terá problemas com a Swing).
  - Os clientes precisam ser multiplataforma (se somente rodarem no Windows,
a SWT como interface gráfica é uma boa opção).
  - O programa irá rodar em uma intranet sem firewalls, ou será preciso
passar por diversas redes com bloqueio rígido. Se houver bloqueio, a
quantidade de protocolos que poderá utilizar ficará bem reduzida.
 Se você responder a estas perguntas, o pessoal desta lista poderá  lhe dar
as melhores opções.

[]s
Glauco Reis