Igor,

cara, sou meio zerado nessa parte de gráfico em java... em que biblioteca está a classe Jcomponent?..como ela funciona?..se voce ou alguém tiver algum tutorial ou sabia onde eu posso encontrar mais informações a respeito destas classes ajudaria bastante !:)
um abraço
Igor P. Simões

Tente ver o tutorial de Java (java.sun.com), lá existem exemplos. Eu poderia mandar uma classe que faz isso, mas se você se sente zerado na parte de gráficos não seria interessante aprender ao invés de copiar ?

De qualquer forma, um JComponent (deve estar em javax.swing) pode ser inserido em um JFrame ou JPanel ou qualquer coisa parecida. Sobreescreva o método paintComponent(Graphics g) dele e use este "g" (o contexto gráfico) para desenhar o que quiser.

Em breve mando links para um código.

Rafael

> Pessoal, alguém ai sabe como faço para gerar gráficos de funçõs > matematicas > com java? > o meu trabalho é gerar graficos de funções tipo senoide, série de > fourier..se alguém puder me ajudar agradeço! é urgente!!!

Hum, o seu trabalho de escola ou trabalho mesmo ?

Mas vamos lá. Crie uma classe que herde de JComponent. Nesta classe monte
uma estrutura de dados com os dados que você deseja plotar - provavelmente
pares de pontos (x,y), pode usar um ArrayList para armazenar estes pares.
No método paintComponent, plote os mesmos usando um Graphics2D - na
verdade desenhe linhas entre o primeiro par (x,y) e o segundo, entre o
segundo e o terceiro, e assim por diante. Um laço deve ser mais que
suficiente para isso.

Se quiser elaborar mais, faça com que o método paintComponent também
desenhe bordas e marcadores (por exemplo, de 10 em 10 unidades). Escreva
métodos "setter" para que um usuário da classe possa modificar a cor de
plotagem.

Dá pra brincar com muita coisa com uma classes dessas, e dá pra
implementar uma que funcione de maneira "feia" rapidinho, e fazê-la
crescer aos poucos.

------------------------------ LISTA SOUJAVA ---------------------------- http://www.soujava.org.br - Sociedade de Usuários Java da Sucesu-SP dúvidas mais comuns: http://www.soujava.org.br/faq.htm
para sair da lista: envie email para [EMAIL PROTECTED] -------------------------------------------------------------------------

Responder a