Pessoal, quem me ajuda a resolver esse quebra-cabeças:

Já postei isso há algum tempo, mas como não consegui resolver, aí vai de
novo:

Meu HD está particionado assim:

        hda1: NT com NTFS
        hda2: Linux
        hda3: swap
        hda5: fat16

A partição fat16 é utilizada como um a área comum entre o Linux e o NT,
além disso é onde são arquivados todos os arquivos de uso comum dos
usuários do Linux.

A idéia é montar esta partição automaticamente, porém se eu coloco a
opção "defaults" ou "auto, users" no fstab, esta partição é montada
tendo o root como owner e permissão "drwxr-xr-x", impedindo que os
usuários comuns escrevam nela.

Sem a partição montada, o owner de '/mnt/d' é 'user/users' e permissão
'drwxrwxrwx'.

Para tentar resolver isso, coloquei este trecho no ".bash-profile" de
cada usuário:

        # Monta a partição Fat16 (/dev/hda5 -> /mnt/d) caso isso
        # já não tenha sido feito.

        if [ -f /mnt/d/montado.txt ]; then
                echo "/mnt/d já montado anteriormente"
                MFLAG=ja
        else
                mount /mnt/d
                echo "/mnt/d montado agora"
                MFLAG=no
        fi

        export MFLAG

E este no .bash_logout

        # mls - 20001228

        if [ $MFLAG = 'ja' ]; then
                echo 'Inté...'
        else
                echo 'Desmontando /mnt/d ...............'
                umount /mnt/d
        fi

Onde '/mnt/d' é o ponto de montagem do hda5 e 'montado.txt' é um arquivo
que serve só para sinalizar se a partição está ou não montada.

Isso funciona bem com login no modo texto, mas não funciona com login
gráfico.

Resumindo: Como configurar a máquina com boot gráfico e fazer a montagem
da hda5 com permissão de escrita para todos?

Inté

[[]]
--
 _  _ _   __  | Mario L. Secco         Santo Andre                Brazil