Senhores,

Este e um assunto como gosto por time de futebol cada um tem o seu (ama ). Mas já que para falar de suas experiência.

O meu primeiro contato com o Linux foi no Conectiva 3.0 neste época achei o linux interessante, mas muito cru para os meus usos. Me dediquei ao NT e suas versões posteriores. Passei anos de olho nos avanços do Linux em geral. Ha 2 anos voltei os meus esforços ao Linux mais uma vez. Comecei com um aplicação desconhecida dos usuários em geral O Verlihub www.verlihub.net <http://www.verlihub.net/> . Para compilar primeiramente usei o Conectiva 10, foi um desgraça o sistema ficava instável e não funcionava bem de forma alguma, achei primeiramente que era problema do Verlihub mas com os relatos dos outros usuários do Verlihub achei que o problema estava do no conectiva 10, então migrei para o Mandrake 10.1. Também com outro problema a versão do GCC usada nos pacotes era a mais nova 4.0. ainda não adaptada aos códigos do Verlihub na época. Então sem perder muito tempo para o uso do verlihub eu usei o Fedora 3.0. e o Mandrake eu fiz um Firewall/router/Proxy para ADSL.

Bem no Caso do FEDORA 3.0 o sistema ficou estável fora o BUG que a distribuição do FEDORA 3.0 tem com o I810 da Intel. Que impossibilita o uso do mesmo em ambientes gráficos sem um esforço enorme para fazer o Upgrade do mesmo. Bem o Mandrake 10.1 que estava usando como Firewall/router/Proxy em um ADSL volta em meia parava de funcionar sem explicação nenhuma. Passei meses tentando estabilizar, mas sem sucesso. Ate que um dia tive a noticia de um Linux especial para esta função o IPCOP www.ipcop.org <http://www.ipcop.org/> e seus plugins Maravilhosos. Este sim esta em pleno funcionamento sem me dar dor de cabeça alguma. Alem das funções Router Firewall Proxy , DHCP, Antivírus para o Proxy web e e-mail , Anti Spam para SMTP e POP, URL Filter, Proxy SMTP-POP-IMAP. QoS, DNS Dinâmico, E tantos que aconselho a olhar o site.

Em paralelo fiz teste com o Conectiva 10.1, FEDORA 4.0, SUSU 9.0 Server, SUSE 9.3 profissional e outros.

Todos tem uma Grande desvantagem a Instabilidade ALTA. São distribuições que parece foram lançados com presa. São instáveis e cheia de BUGS. Eles me fazia ver o Windows de uma forma mas agradável. Mas mesmo assim eu não desisti. Em minha busca por um LINUX estável parei como muitos no velho DEBIAN.. A principio achei um POUCO VELHO, mas este impressão foi se desfazendo com a alta ESTABILIDADE desta distribuição. O Debian se mostrou tudo que se dizia do linux se eu provar por min mesmo. Como ele Alem do Verlihub que já citei acima. Comecei a fazer com eles a substituição de um Clássico Windows 2003 Server

Os servidores Windows Server são tradicionalmente usados para autenticação de usuários em um rede Windows, servidor de arquivos, e-mail, Backup e web. Fazer um servidor Linux com esta funções em um ambiente em produção sem a devida estabilidade era uma loucura ate o Debian se mostrar para min. Com o Debian coloquei em produção sem medo os:
Servidor de Domínio com o Samba
Servidor de e-mail com Qmail e seus aplicativos paralelos como o VPOPMAIL e o Ezmlm, Servidor IMAP e etc.

Servidor Web , Openexchange, Amanda, mysql...

Bem hoje eu pessoalmente acho o Debian a versão mas estável e mais confiável disponível.

Andre
---------------------------------------------------------------------------
Esta lista é patrocinada pela Conectiva S.A. Visite http://www.conectiva.com.br

Arquivo: http://bazar2.conectiva.com.br/mailman/listinfo/linux-br
Regras de utilização da lista: http://linux-br.conectiva.com.br
FAQ: http://www.zago.eti.br/menu.html

Responder a