No cron você especifica os intervalos de tempo para a chamada do LEARN:

#!/bin/sh -
DIR_LEARN="/diretorio/da/sua/mailDir/Maildir"
DIR_AMAVIS="/diretorio/do/seu/spool/amavisd/.spamassassin"
DIR_SPAM=".Treinar-Spam"
/usr/bin/sa-learn --spam -p $DIR_AMAVIS/user_prefs.cf --dir
$DIR_LEARN/$DIR_SPAM/cur/ -u amavis --showdots

Sds,

--
Leonardo Pinto
listas#openlogic dot com br