Rodrigo,

Como o que você escreveu pode servir para todos aqui que citaram ou
analisaram a produção da Carla Rodrigues, acho-me no direito de me
defender, ainda que meu nome particular você não tenha explicitamente
referido.

Quero dizer o seguinte: que em todos os meus posts eu escrevi textualmente
que respeito a jornalista citada. Jamais falei mal dela. Fiz as análises
que achei pertinente de modo construtivo. Ela tem seu próprio jeito de
fazer jornalismo e tem objetivos com isso. Não há ofensa em dizer isto.
Mas, ainda assim, o nosso respeito por ela não nos obriga a achar que tudo
o que ela escreve procede, é bem pensado ou é verdade.

Tampouco seria o caso de necessariamente responder a ela em seu próprio
blog, visto que não compartilho com os objetivos ou pressupostos do
jornalismo dela. Afinal de contas, eu também poderia estar analisando um
texto escrito por um Testemunha de Jeová sobre Darwinismo, mas não teria
por isso que ir a um Salão do Reino fazer a contra-pregação. Aliás, neste
último caso, nem sequer seria correto fazer isto.