Alexandre Rademaker <aradema...@gmail.com> escreve:

> Prezados,

Olá, Alexandre.

> Estamos fazendo vários experimentos com a SUMO [1], sua tradução para
> TPTP/FOL [2] e verificação automática em provadores como E, Vampire
> etc. Estamos reportando várias inconsistencias [3] e dificuldades de
> obter provas que deveriam ser simples como o exemplo de Banana Slug
> [4].
>
> Em especial, estou procurando agora boas ferramentas interativas que
> aceitei como entrada TPTP, debugar provas longas de refutação não é
> tarefa fácil... Dicas? Alguém conhece algo pronto?!

Eu não conheço absolutamente nada sobre ontologia (informática), mas
tenho alguma experiência com o formato TPTP/ILTP.

Se entendi bem o que você precisa, tenho algumas informações que possam
ser relevantes.

Primeiro, baseado numa rápida passada de olhos, me parece que para
resolver o Banana Slug não basta lógica de primeira ordem (TPTP-FOF),
mas é necessário lógica de ordem superior (TPTP-THF)[1].

Quanto a assistentes interativos que trabalhem com o formato TPTP, sei
que o Isabelle contém uma ferramenta tptp_isabelle e que o Matita também
seria capaz de trabalhar com TPTP.

Porém, embora já tenha usado tanto Isabelle quanto Matita, nunca
trabalhei neles com problemas no formato TPTP.  Portanto, não sei dizer
se o suporte para TPTP está limitado a FOF ou inclui a extensão para
ordem superior THF.

Dê uma olhada no SystemonTPTP do Prof. Sutcliffe[2].  Talvez encontre
ali no meio um ATP/ITP que satisfaça suas demandas.

Saudações,

Notas:

[1] Imagino que funções indutivamente definidas são necessárias para a
parte aritmética, não?

[2] http://www.cs.miami.edu/~tptp/cgi-bin/SystemOnTPTP

--
Hermógenes Oliveira