Obrigado, João Marcos, por este post. Pena que Scott Aronson não fale sobre
o folclore que circula a respeito, e não publicado. Um dos raros papers que
o mencionam é um preprint de S. ben-David e S. Halevy, primeira versão de
1994, mas com uma versão de 2002, creio. Nunca foi publicado, sei lá o
motivo.

Dois exemplos deste folclore:

- A função contraexemplo para P=NP cresce, nos seus picos, ao menos tão
rápido quanto a Busy Beaver.

- Se P<NP e P=NP forem independentes de ZFC, então P<NP é verdadeiro no
modelo standard da aritmética (isso se ZFC tiver um modelo sound).

- Se P=NP for verdadeiro nesse modelo sound, então será demonstrável numa
aritmética com a mesma ``força de prova'' que PA (suposta consistente, etc).

Quem nos passou tais dicas foi o Kreisel.

--
fad

ahhata alati, awienta Wilushati

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CA%2BuR7BJTiuT%3DTeFcNABK-DqyJbw9E0xXYVKArphcjeesj-P0LQ%40mail.gmail.com.