Caro Hermógenes,

Acho que a questão relevante está na citação original do seu e-mail:

"There are two ways of constructing a software design: One way is to
make it so simple that there are obviously no deficiencies and the other
way is to make it so complicated that there are no obvious
deficiencies." C. A. R. Hoare

Para mim, é o critério da simplicidade que conta mais em qualquer construção:
de pensamento, de máquinas, de prédios, de algoritmos, etc. A simplicidade
permite melhor observar ou mesmo já antes do fim da construção prever problemas
como o da obtenção de resultados tendenciosos. A falta da simplicidade é que
mascara esses problemas.

Demonstrações muito longas e muito complicadas que vejo esbarram nesse problema
sempre e sempre me geram suspeitas. De plano me perguntava se não eram calcadas
em conceitos ad hoc, enquanto que outros autores já me chamaram a atenção para
o caráter "tendencioso" (em sentido amplo) delas.

Mas, escrevo nesta lista excepcionalmente, aproveitando o ensejo para fazer
divulgação de um periódico importante que é feito com muito esforço e muito
esmero por um grupo dedicado de filósofos que trabalham e lutam para publicá-lo:

Kleos
Revista de Filosofia Antiga
Indexada ao L’Année Philologique
Editora Responsável
Maria das Graças de Moraes Augusto, UFRJ
http://www.pragma.ifcs.ufrj.br/kleos.php

Sei o quanto os periódicos no Brasil custam não somente em termos de dinheiro e
o quanto de injustiças por vezes sofrem, daí a razão de valorizarmos os bons
empreendimentos editoriais e os nossos pesquisadores excelentes. A professora
Maria das Graças é uma grande conhecedora da obra de Platão e um exemplo de
pesquisadora a ser espelhado, que conseguiu reunir um grupo de colaboradores
que perseveram no inquérito das questões clássicas e por isso mesmo conseguem
fazer emergir resultados interessantes de uma forma inteligível para seu
público.

Bom ano de 2017, bom carnaval.

Amicus certus in re incerta cernitur.
Quintus Ennius