Migs,

eu estou começando um projeto - totalmente informal - que talvez
interesse a algumas pessoas daqui, e que por enquanto eu não me atrevo
a anunciar em nenhuma lista menos beginner-friendly...

Uma das minhas áreas de pesquisa é Categorias e eu até já publiquei um
artigo BEM bacana sobre isso, mas eu sou praticamente autodidata, o
meu conhecimento da área tem buracos ridiculamente grandes, e eu nunca
soube muito bem COMO estudar os livros de Categorias...

Há umas duas semanas atrás me ocorreu que eu deveria pegar alguns
livros de Categorias, entender muito bem a notação que eles usam,
fazer os diagramas que estão implícitos no texto (nas posições que se
tornaram canônicas pra mim - por exemplo, numa adjunção L-|R o funtor
L vai pra esquerda, o R vai pra direita, e os morfismos em cada
categoria vão pra baixo; universais e Yoneda usam convenções baseadas
nessa), definir direito as construções que no livro são tratadas como
"óbvias" (usando notação lambda), descobrir as convenções do livro
para nomear esses funtores e transformações naturais "óbvios" quando
eles não são nomeados, e assim por diante.

Estou começando com o Categories for the Working Mathematician, do
MacLane, e depois que eu terminar a parte de mônadas do CWM pretendo
ir pro Sketches of an Elephant, do Johnstone. Tem vários outros livros
e artigos pros quais eu gostaria de fazer o mesmo, mas por enquanto a
prioridade deles é mais baixa.

Tou pondo os diagramas que eu tou fazendo pro CWM aqui:

  http://angg.twu.net/LATEX/2017cwm.pdf

Ainda não escrevi nem introdução, nem guidelines, nem várias outras
coisas. Tudo ainda é muito preliminar.

Se alguém quiser participar ou conversar a respeito pode falar comigo
ou por aqui ou em privado. Tou typesetteando os diagramas com um
pacote que eu mesmo fiz e que não é nada user-friendly (por enquanto
=/), mas dá pra gente interagir usando outros pacotes ou mesmo fotos
de diagramas escritos à mão.

  [[]],
    Eduardo Ochs =)
    http://angg.twu.net/math-b.html
    http://angg.twu.net/

P.S.: Quando eu estudei o CWM, o Elephant e outros livros de
Categorias eu acabava traduzindo as idéias deles direto pra outras
notações - o que hoje em dia eu reconheço que foi uma idéia de jerico
=( -, sem nunca me dar ao trabalho de fazer "dicionários de diagramas"
detalhados que esclarecessem a tradução entre as notações.

Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para logica-l@dimap.ufrn.br.
Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver esta discussão na web, acesse