Creio que *ninguém* tenha entendido mal, mas para que não reste sombra
de dúvida, talvez convenha deixar explícito que não há intenção de
apontar o dedo para quem quer que seja.

Eu mesmo, há alguns anos atrás, decidi que a melhor estratégia era
dançar à toada do Qualis (e demais monstrengos classificatórios) na hora
de considerar os veículos para minhas publicações, ao menos
temporariamente, enquanto não consigo meu lugarzinho ao sol (presumindo
a fortuna sorrirá para mim algum dia), ou enquanto o bom senso não
contagia as políticas acadêmicas de avaliação.

Nesse sentido, penso sim que cientistas estabelecidos carregam uma
responsabilidade maior, se quisermos mesmo mudar o status quo.  Dito
isso, há diversas razões legítimas para um que um cientista, ainda que
empenhado em melhorar a situação da acessibilidade, publique em (ou
revise para) veículos de acesso restrito: área de especialização ou
enquadramento da obra ainda não tem periódicos de qualidade publicados
com acesso livre, coautoria (não é cortês empurrar sua agenda nos seus
coautores), compromisso com coletâneas (também não é muito cortês
empurrar sua agenda nos editores) etc.  Enfim, em cada caso, diversos
fatores estão potencialmente em jogo.

Contudo, gosto de levantar o assunto sempre que tenho oportunidade, pois
certamente há muita insatisfação, mas às vezes não agimos por receio de
ficarmos isolados, ou de prejudicar nossas carreiras acadêmicas por uma
causa perdida.  Divulgar as pequenas conquistas e o grande apoio da
comunidade acadêmica ajuda a manter o assunto vivo e a ganhar o impulso
necessário para que possamos pender essa balança de vez.  Ademais, não
me parece que qualquer apoio que temos visto a essa causa, seja com
pequenas medidas *voluntárias* (individuais ou coletivamente
organizadas), seja com regras de agencias de fomento (no livre
desempenho de suas funções), possam ser classificadas como "radicais".
Radical é manter a própria comunidade científica refém em mesas de
negociação por meses com demandas abusivas, e quando suas demandas
finalmente não são atendidas, cancelar o acesso de cientistas aos frutos
do seu próprio trabalho voluntário, em grande parte financiado por
agências de fomento com dinheiro público (Elsevier vs Projeto DEAL na
Alemanha).  Surpreende que agências de fomento queiram dar um basta a
isso?

--
Hermógenes Oliveira

"Tão certo é que a paisagem depende do ponto de vista, e que o melhor
modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão."
Machado de Assis

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/87k1np5d8b.fsf_-_%40camelot.oliveira.

Responder a