Oi Abilio,

acabei de incluir no dednat6 um arquivo que inclui o diagrama que você
me mandou em privado - mas sem as bolinhas, só com os labels.

Algumas pessoas - tipo eu - acham o Tikz absurdamente difícil. Tenta
seguir as instruções desse "quick start guide for beginners" aqui,

  http://angg.twu.net/dednat6.html#quick-start

e depois de seguir as instruções pra usar o demo-minimal.tex tenta
repetí-las com o demo-minimal-abilio.tex. Se você achar fácil fala
comigo em privado pra eu te ajudar os com os seus outros diagramas.

  [[]],
    Eduardo Ochs
    http://angg.twu.net/dednat6.html
    http://angg.twu.net/math-b.html