Oi Eduardo e colegas,

Nunca tinha ouvido falar deste curso. Não consigo ler o artigo do Globo.
Tem um paywall.

Mas a ementa da disciplina "medicina, saúde e espiritualidade", que o João
Marcos postou, me pareceu interessante. Pessoalmente, eu teria real
interesse em cursar uma disciplina sobre medicina e espiritualidade,
principalmente se ela fosse verdadeiramente pluralista no que tange à
religião.

Antes da pandemia andei frequentando um grupo de estudos aqui do Depto de
Filosofia da UFRN sobre os pensamentos indígenas brasileiros. A proposta
não é antropologia, é filosófica mesmo. E é bem legal. Recomendo muito o
livro "A Queda do Céu", do xamã yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo
Bruce Albert. Sem falar nos excelentes livros do Ailton Krenak.

A medicina "ocidental" acadêmica é ainda um luxo em muitos lugares do
"Brasil profundo" e do raso também. Os passes, rezas, chás, impostação de
mãos, promessas,... sempre estiveram lá, com os doentes e as doenças, muito
antes da medicina chegar. E não vão embora quando as ambulâncias chegam. Em
minha opinião, faz muito bem à universidade, aos médicos e demais
profissionais interessados em saúde aprenderem um pouco sobre estas
tradições, sob diversos aspectos, inclusive sob a perspectiva dos que a
praticam e nelas acreditam.

Claro que eu não conheço este curso e não sei exatamente o que eles fazem.
Mas enquanto ideia geral, me parece positivo. Afinal, a saúde é um conceito
muito mais amplo do que aquilo que cabe na medicina e mesmo na biologia.

Saudações xamânicas,
Daniel.

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/fd3098be-2793-4c24-a868-addcee53e72en%40dimap.ufrn.br.

Responder a