Talvez dentro do tópico...

Em 2012, 13, 14 eu pensei bastante sobre essa questão das mulheres na
lógica, matemática e computação.
E resolvi que era hora de dar a minha contribuição, por menor que fosse.
Desta forma, resolvi orientar uma aluna em um projeto de IC sobre um
teorema importante provado por uma mulher.
Assim a aluna de graduação Laiz Valim (oriunda do Ensino a Distância e hoje
fazendo doutorado na USP em álgebra não comutativa) foi apresentada ao
maravilhoso mundo do Teorema de Solèr

https://encyclopediaofmath.org/wiki/Solèr_theorem.

Na época eu achava, e ainda acho isso, que

*** um caminho necessário e bastante promissor é mostrar às meninas (em
geral) como outras mulheres conseguiram obter resultados que todos
consideram relevantes. ***

Laiz estudou o trabalho de Solèr, estudou dois artigos onde o resultado
dela é reverenciado e, inclusive, entrou em contato com um pesquisador que
havia sido colega de Solèr no doutorado (quando ela obteve o seu resultado)
para pedir informações sobre a vida dela e complementar o seu trabalho
matemático com uma pequena excursão histórica.

Na imensa maioria das vezes em que eu vejo o assunto mulheres na ciência
sendo tratado, eu não vejo uma boa propaganda com a divulgação de
resultados, vejo muitas discussões políticas e histórias pessoais.
Obviamente, não estou dizendo que isso não é importante e estou relatando
apenas a minha experiência...

A orientação da Laiz foi uma pequena porta de entrada para tentar
contribuir na mudança deste estado de coisas.
Infelizmente, não consegui levar a ideia adiante.

abraços

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CACRvmVQ9pKD%3Dem2jvb%3DMYyswRA_csmeq4UPvuRKs5UnddPEKsQ%40mail.gmail.com.

Responder a