Oi João,

acho que 1) o que você está procurando tem muito a ver com o livro do
Ganesalingam, que é de 2013, 2) o pessoal do Lean tem trabalhado muito
pra implementar sintaxes que pareçam com certos modos de organizar
definições e provas em linguagem natural, 3) quem entende mesmo de
Lean aqui é o Adolfo Neto, eu só consegui fazer coisas muito básicas
nele... será que a gente consegue que o Adolfo nos ajude com pitacos e
links? Adolfo, plz?

Meus links:

Mohan Ganesalingam: "The Language of Mathematics"
https://www.springer.com/gp/book/9783642370113

Alguns blog posts sobre o livro do Ganesalingam:
https://gowers.wordpress.com/2013/03/25/an-experiment-concerning-mathematical-writing/
https://gowers.wordpress.com/2013/04/02/a-second-experiment-concerning-mathematical-writing/
https://gowers.wordpress.com/2013/04/14/answers-results-of-polls-and-a-brief-description-of-the-program/

Lean - um formato pra provas com justificativas:
https://lean-lang.org/theorem_proving_in_lean/theorem_proving_in_lean.pdf#page=48

Alguns slides sobre "elaboration":
http://math.andrej.com/asset/data/the-dawn-of-formalized-mathematics.pdf#page=20

  [[]],