Santo do Dia
11 de Julho

são bento
 

São Bento nasceu em Núrsia, na Úmbria, por volta do ano 480. Após concluir seus estudos em Roma, retirou-se para o monte Subíaco e se entregou à oração e à penitência. É o fundador do célebre mosteiro do Monte Cassino. Escreveu ali a sua famosa Regra. É considerado o pai do monaquismo no Ocidente. Morreu no dia 21 de março de 547. Duzentos anos após a sua morte, a Regra beneditina havia se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica durante toda a Idade Média.
Os monges beneditinos exerceram papel importante na evangelização e nos evangelizadores da Europa medieval. Orar e trabalhar, contemplar e agir é a síntese da Regra beneditina. A vida religiosa não é mais privilégio de seres excepcionais e bem dotados espiritualmente. É possível a todos os que queiram buscar a Deus. Moderação é a tônica geral. Nela não mais se fala de mortificação e de penitências: um bom monge era aquele que não era soberbo nem violento, "não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não murmurador ..." Não é de estranhar que o emblema monástico passou a ser a cruz e o arado ...



Outros santos do dia*
Olga (introduziu o Cristianismo na Ucrânia), Olivério Plunket (Irlanda),
Pio I (papa), Sabino (monge em Ligugé), João (bispo em Bérgamo,
Itália), Sigisberto (monge irlandês), Abúndio (Córdova),


Prece da construção da paz

"Legislador, doutor prudente e venerável, / que sobre o mundo em altos méritos brilhais, / vinde de novo, ó São Bento, completá-lo, / com a fulgente luz de Cristo o clareai.
Por vós floriu algo de novo, admirável, / unindo os povos em real fraternidade. / Artista e mestre em decifrar as leis sagradas, / fazei cumpri-las com igual suavidade.
Livres e escravos, através da nova regra, / fazeis discípulos de Jesus pela oração. / E o trabalho, sustentado pela prece, / uniu a todos em um mesmo coração.
Guia fraterno, auxiliai todos os povos / a trabalharem, se ajudando mutuamente / na construção da paz feliz e de seus frutos, / usufruindo dos seus dons eternamente.
Glória a Deus Pai e a seu Filho Unigênito, / e honra à Chama do divino Resplendor, / e cuja graça e glória eterna vós fizestes / razão primeira e objeto de louvor."
(Liturgia das Horas, Oração da Manhã, p. 1577)

Créditos
Os Santos de Cada Dia
 José Benedito Alves
Reprodução autorizada pela
 Editora Paulinas

 
Organização desta página:
Ubiratan H. O. Pimentel

Edição em HTML:
Fernando César de T. Santos

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Responder a