Quarta-feira, 25 de julho de 2001
Ofício da Festa de Tiago Maior, Apóstolo, cor litúrgica vermelha
"Cristo nos tira do cativeiro e nos devolve à pátria."

Leitura:
2Cor 4, 7-15
Salmo:
126/125, 1-2ab.2cd-3.4-5.6
Evangelho:
Mt 20, 20-28

Hoje:
Dia do Motorista, Dia do Escritor e Dia do Colono

Santos do dia:
Cristóvão (mártir; o nome significa "o que carrega Cristo", protetor dos meios de transporte), Tiago Maior (apóstolo), Valentina e Téa (vírgens mártires), Paulo (mártir na Palestina), Magnérico (bispo de Treves).


Leitura
2Cor 4, 7-15
AQUELE QUE RESSUSCITOU O SENHOR JESUS NOS RESSUSCITARÁ TAMBÉM COM JESUS E NOS COLOCARÁ AO SEU LADO

Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos.

11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: "Eu creio e, por isso, falei", nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pes­soas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

   

Salmo
126/125, 1-2ab.2cd-3.4-5.6
Os que lançam as sementes entre lágrimas,
 ceifarão com alegria

Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.

Entre os gentios se dizia: "Maravilhas fez com eles o Senhor!" Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

Evangelho
Mt 20, 20-28
ELES O CONDENARÃO À MORTE

Naquele tempo, 20a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fa­zer um pedido. 21Jesus perguntou: "O que tu queres?" Ela respondeu: "Man­da que estes meus dois filhos se sentem no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". 22Jesus, então, respondeu-lhes: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". 23Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou',.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tomar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".

Outras Leituras Relacionadas
Mc 10, 35-45; 1Rs 1, 15-21; Jr 25, 15-29; Ez 23, 32-34; 
Is 51, 17-23, Mt 27, 55-56; 1Pd 5, 1-4; Is 53, 12. 

Comentando o Evangelho
LUGARES DE PROEMINÊNCIA NO REINO(1)

Continua o tema de grandes e pequenos, desta vez no plano do poder. O episódio  acontece no círculo dos doze e mostra como os apóstolos entenderam mal o ensinamento do Mestre. Do fato concreto Jesus sobe ao princípio geral, válido para a sua comunidade.

A questão da posição no Reino que está para vir aparece novamente com o pedido da mãe de Tiago e João que seus filhos tenham proeminência no Reino. Os dois discípulos fazem o pedido por sua própria conta. Jesus responde nos versículos 22-23: que a fim de participar de seu Reino, os discípulos precisam compartilhar a taça de sofrimento e que não é prerrogativa sua designar posições de proeminência no Reino.

A indagação dos outros discípulos dá ensejo a Jesus para ensinar sobre o ato de servir aos outros como o caminho da liderança em sua comunidade. Então, a liderança como poder segundo os padrões pagãos é posta em contraste com a liderança segundo os padrões de Jesus, servo e escravo de todos. Tal estilo de liderança como serviço voltado para os outros baseia-se no exemplo da morte sacrifical de Cristo como “resgate” pela multidão”

Um modo de exercer o poder no mundo civil é autoritário e tirânico: não pode servir de modelo para a comunidade de Jesus.  Nela haverá autoridade, mas vai ser exercida não por alarde de poder, mas com espírito de serviço.


SÃO TIAGO MAIOR(2)

Os apóstolos são considerados colunas da Igreja de Cristo, fundamentos do edifício espiritual da salvação. Por isso a Igreja celebra anualmente a memória deles como dia festivo.

Ocorre hoje a festa de São Tiago, chamado Maior para do apóstolo homônimo, porque teve um realce especial no Ele era natural de Betsaida na Galiléia, e pescador de  profissão.

O Evangelho diz que era irmão do apóstolo São João, filhos de Zebedeu e Salomé, pessoas bem conhecidas na primeira comunidade cristã. Seu chamamento a ser apóstolo é assim descrito no Evangelho de São Mateus (4,21): "E, passando adiante, Jesus viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu e João, seu irmão, numa barca juntamente com seu pai Zebedeu, consertando suas redes e chamou-os. E eles imediata­mente abandonaram as redes e o pai, e o seguiram”.

Era um dos discípulos mais íntimos do Divino Mestre, pois, em várias ocasiões, Jesus se fazia acompanhar só por três apóstolos: Pedro, João e Tiago. Assim, se deu na Transfiguração no monte Tabor; por ocasião da ressurreição da filha de Jairo, em que só eles três entraram no quarto da falecida, presenciando o milagre; enfim, no Horto das Oliveiras, Jesus se fez acompanhar mais de perto por estes três apóstolos.

São Lucas narra um fato que caracteriza bem a índole de Tiago com seu irmão João. Ao chegar Jesus com sua comitiva de apóstolos à terra dos samaritanos, estes lhe interditaram a entrada; João e Tiago viram, neste fato, uma afronta contra Cristo e exprimiram sua indignação com estas palavras: "Queres, Senhor, que mandemos cair fogo do céu sobre esta cidade, para consumi-la?" Jesus, porém, os repreendeu dizendo: "Vós não sabeis de que espírito sois! O Filho do homem não veio para perder, mas para salvar as almas" (Lc 9,54). Depois deste episódio Tiago e João foram apelidados de Boanerges, que quer dizer: Filhos do Trovão.

No Evangelho de São Mateus, conta-se mais um episódio relativo a este apóstolo: sua mãe, Salomé, em seu orgulho materno, pediu a Jesus que os próprios dois filhos, Tiago e João, fossem colocados um à direita e outro à esquerda, no Reino de Deus. Talvez, esta mãe interpretasse o desejo íntimo destes apóstolos, porque Jesus lhes objetou: "Vós não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que eu hei de beber?" Eles prontamente responderam: "Podemos". "Pois bem, isto é verdade, concluiu Jesus, porém dar-vos o primeiro lugar no Reino, isto depende do meu Pai, que está no céu".

A última notícia que temos dele na Bíblia é nos Atos dos Apóstolos, quando se fala da perseguição que Herodes, para agradar aos judeus, desencadeou contra os cristãos. Mandou prender Tiago e man­dou-o decapitar no cárcere (At 12,2).

Foi o primeiro apóstolo a morrer mártir. Isso se deu provavelmente no ano 42 depois de Cristo. Seu corpo foi levado mais tarde para a Espanha, onde surgiu um dos maiores santuários da Idade Média, o de Compostela. Segundo uma tradição na Espanha, o apóstolo Tiago foi o primeiro pregador do Evangelho naquela terra, o que se torna muito improvável, devido à sua morte na Judéia, antes que os apóstolos se dispersassem pelo mundo; o que se deu somente depois da perseguição de Herodes e a morte de Tiago.

A este apóstolo nossa mais viva gratidão pela decisão e fidelidade em seguir a Cristo que Tiago amou até à suprema prova da morte.

 

 (1) Extraido do COMENTÁRIO BÍBLICO por Daniel j. Harrington, SJ, Edições Loyola, 1999 e da BIBLIA DO PEREGRINO - NOVO TESTAMENTO, Luís Alonso Schökel, Paulus, 2000
 (2) Extraído de O SANTO DO DIA, Dom Servilio Conti, Editora Vozes, 1997

"Orar não é pedir e cruzar os braços à espera de um passe de mágica; pelo contrário, é pedir com fé e partir para a ação, empenhando todas as nossas forçar para que tudo que esteja ao nosso alcance seja realizado por nós, a outra parte com certeza Deus a fará."
(LITURGIA DIÁRIA Nº 115, ©PAULUS)

 

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Responder a