Itu, 16 de maio de 2006
O que precisamos aprender pós "PCC"
Um dia depois do caos instalado na maior cidade do país.
Pânico, medo, revolta, impotência.
Dor
Quem somos nós?
Algumas reflexões sobre o ocorrido são absolutamente necessárias:
- Quem é o PCC?
- Quem é a sociedade civil?
- Quem é o governo?
- Quem nos governa?
- O que é o poder?
- Quem o tem?
Através do uso de habilidades, competências e união do grupo, o PCC mostrou quem tem o poder – quem se une e faz acontecer. Poder de inibir, coagir, gerar violência. Assim eles entendem o poder. Colocar vidas em risco faz tudo parar. Eles as têm nas mãos.
O que são vidas? Para que vivemos?
Tudo isso me fez continuar pensando no sentido das coisas, do como vivemos, o que ensinamos às nossas crianças e para que ensinamos isso ou aquilo.
Desenvolver habilidades e competências, aprender a trabalhar em grupo são objetos de desejo de pais, escolas, empresas, da sociedade do século XXI, mas parece que está faltando alguma coisa....
De que adianta ser tão hábil e competente, tão unido e escolher gerar violência?
Por que isso acontece?
Respostas a essas questões não faltam, especialmente se buscarmos responsáveis – adoramos responsabilizar o outro ou alguém pelos infortúnios de nossa vida - mas na verdade, será que diante da dimensão atingida com o ocorrido podemos simplesmente nos movimentar na direção de apontarmos culpados ou julgarmos criminosos esses ou aqueles?
Em conversa com uma grande amiga, ouvi o seguinte: "imagina a gente uma semana sem poder sair de casa, mesmo com comida, filhos, marido, TV e outros confortos mais, a gente não enlouquece?" Eu e ela concluimos que sim....
Imagine agora os presos (não defendo ou sou favorável a atitude deles, só estou buscando compreender) – como são tratados? O que já vivenciaram na vida? Quais as condições de inclusão social são oportunizadas? O faz uma pessoa presa em uma cela que cabem 5 pessoas e estão presas 50?
Será que planejam realizar grandes sonhos ao se livrarem da pena? Que sonhos seriam esses? Dialogam sobre o crescimento dos filhos, sobre a possibilidade de compartilharem ricos momentos de amor e afeto com seus familiares? Dialogam sobre a possibilidade de terem uma profissão e sucesso na carreira?
Creio que esses sonhos, pensamentos e sentimentos não fazem parte do cotidiano de inúmeros seres humanos que estão confinados em condições absolutamente desumanas – e compreendo a reação deles – tratados de forma desumana, agem de forma desumana, é o que eles conhecem, é o que eles sabem de melhor. A toda ação, corresponde uma reação – até a física explica!
E nós o que fazemos diante disso? O que fazemos diante do país que entende o sistema penitenciário como algo que está longe de contribuir para a inclusão social de seres humanos?
Não devemos analisar o caos de forma simplista ou com revolta em nossos corações, de nada adianta. O caos sempre é uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Para mim, a primeira grande lição é a constatação da "união faz a força"
A grande questão a ser aprendida é como tornar a sociedade mais humana, justa. Tolerância e amor são urgentes para podermos vivenciar os valores que defendemos e acreditamos.
Outra grande questão para se pensar é o poder. O que é poder - quando a gente pensa que tem tanto e se vê nas mãos de quem tem apenas um celular e vive confinado, mas brinca com a sua vida?
União para pensar essas questões, união para rever o modelo de sociedade que estamos construindo, união para pequenas ações ao nosso alcance, união para uma vida mais solidária e humana.
Enquanto o sistema penitenciário, judiciário não se reformularem, continuaremos sendo vítimas dessas operações.
Enquanto a sociedade continuar reproduzindo modelos de exclusão,
continuaremos sendo vítimas dessas operações.
Enquanto a sociedade civil não se unir para promover ações transformadoras, continuaremos sendo vítimas dessas operações.
Ano de eleição, temos muito o que fazer.
Que tal começarmos já?
Paula Bellintani Salvador
--
ICQ Number: 259-988-635
msn:[EMAIL PROTECTED]
http://bailux.wordpress.com/
http://www.flickr.com/photos/bailux2006
[movimento de reapropiação tecnológica para transformação social]
irc.freenode.net
#metareciclagem
--
ICQ Number: 259-988-635
msn:[EMAIL PROTECTED]
http://bailux.wordpress.com/
http://www.flickr.com/photos/bailux2006
[movimento de reapropiação tecnológica para transformação social]
irc.freenode.net
#metareciclagem
_______________________________________________ Metarec mailing list [email protected] http://www.colab.info/cgi-bin/mailman/listinfo/metarec
