On 5/26/06, Mateus Daitx <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Acho que nessa questão do aluno estar mal preparado da universidade tem pelo menos duas coisas que gostaria de destacar: 1- Por cota ou sem ela, o aluno vai passar igual pelo vestibular, ou seja, vai ter de atingir o mínimo de pontuação exigida pela universidade pra entrar, e essa pontuação é válida pra todos. Sendo assim, deveriamos estar criticando esta pontuação mínima, e não as cotas, pois nesse sentido aluno burro e rico entraria também. Ou só pobre/negro/indio/minoria não tem ensino de qualidade?
Não é bem assim Mateus. Imagina o que tu tem um vestibular e o 3º "negro/índio/oriundo de ensino público" colocado fica em 78º lugar e o 3º "negro/índio/oriundo de ensino público" colocado fica em 102º lugar, sendo que há apenas 80 vagas. Sem cotas o 4º está fora. Agora, e se houver uma cota de 20 vagas e o 3º, confiante no próprio desempenho, não se inscreveu nela ? Ele está fora, e o que 4º está dentro. E acredite, já aconteceram casos assim. Vai se fazer o que, chamar o 3º "negro/índio/oriundo de ensino público" de mané por não ter se "aproveitado" do sistema de cotas? Além disso, é justo que as pessoas que ficaram da 60ª a 80ª colocação pecam sua vaga para uma pessoa que ficou em 102º?
2- O próprio vestibular é, em grande parte, uma maneira questionável de selecionar uma pessoa pra entrar na faculdade. Peguem o exemplo do meu curso, Psicologia: as provas com maior peso pra ele são Português e, pasmem, Lingua Estrangeira. Sabem quantos textos que não sejam em português nós lemos? Quase nada, a maior parte em espanhol ou francês, e eu passei em inglês. E, com praticamente nenhuma exceção, todos os alunos tiveram de fundir a cuca pra estudar matemática e biologia pra entender as coisas de Estatística e Fisiologia. Colégio, cursinho, nada disso ajudou.
Olha, infelizmente o vestibular tem se mostrado uma das melhores maneiras de avaliar. Antigamente eu era favorável pelo ingresso a partir da análise de desempenho do aluno durante o ensino médio, mas uma amiga minha, professora, muito bem me lembrou que esse método de ingresso prejudica o adolescente que está em conflito, que eventualmente se rebela e chuta o balde, além da criança que tem dificuldades com aprendizado. E é aquilo dificuldade de aprendizado anda junto com má alimentação. E má alimentação anda junto com pobreza. []'s Charles - [EMAIL PROTECTED] http://www.charles.pilger.com.br ICQ 306563363 MSN [EMAIL PROTECTED] "Antes, eu era meio quieto, calado, o conhecimento era meu, eu era um software proprietário. Agora, quero espalhar o que sei e mostrar que, da forma como eu evoluí, muitos outros podem crescer." - Cleber de Jesus Santos _______________________________________________ Metarec mailing list [email protected] http://www.colab.info/cgi-bin/mailman/listinfo/metarec
