Via site do IG:

Editorial: Dividindo as riquezas da guerra no Iraque
The New York Times -13:44 24/07

Se houve uma entidade americana que descobriu que Bagdá era a Cidade das Ilusões, foi a Halliburton Company, a gigante petrolífera que foi premiada com o maior contrato para fornecer todo tipo de serviços de apoio e logística para os soldados na guerra, de refeições até o moral da tropa. O contrato provou valer mais de 15 bilhões de dólares enquanto a companhia se tornou presente em todos os lugares no Iraque – e um símbolo da camaradagem em Washington devido aos seus velhos laços com o vice-presidente Dick Cheney.

As pessoas que já assistiram “The War Tapes” (Os Vídeos da Guerra), um documentário focalizado em três homens da Guarda Nacional servindo no Iraque, se lembrarão dos guardas se queixando da missão de escoltarem os lucrativos estoques da Halliburton, e então reclamando em um galpão sobre o óbvio preço exorbitante dos alimentos da Halliburton. O Pentágono, por outro lado, insistiu que histórias de casos de refrigerantes de 45 dólares, refeições com contas gigantescas e 100 dólares pelo uso da lavanderia são na realidade um mito e que a Halliburton tem feito um excelente trabalho. E um representante da companhia descreveu seu trabalho no Iraque e no Afeganistão como “não menos do que especial”.
 
Mesmo assim, no momento há boatos que a massa militar tem feito planos para acabar com o status real da Halliburton enquanto o único fornecedor de tais serviços. O novo plano do Pentágono é dividir o trabalho entre três companhias a serem escolhidas através de licitação. E para isso eles pegarão uma quarta empresa que ficará de olho nas outras três, de acordo com o The Washington Post. Os motivos para a mudança foram descritos por um oficial do exército, que afirma ser uma proteção contra ter todos os ovos saindo da mesma cesta. Isso estranhamente ecoa o que os críticos do acordo com a Halliburton vêm afirmando nos últimos quatro anos.
 
Um total de 290 bilhões de dólares já foi gasto com a guerra no Iraque, sua ocupação e reconstrução, de acordo com o Congressional Budget Office. A agência estima que o governo poderia vir a gastar mais 368 bilhões durante a próxima década, dependendo da natureza da presença americana no Iraque. Ninguém duvida que Halliburton possa ganhar uma parte desse dinheiro, mas é um alívio ver que o governo está finalmente convidando mais competidores para o processo de licitação.


Yahoo! Search
Música para ver e ouvir: You're Beautiful, do James Blunt
_______________________________________________
Lista de discussão da MetaReciclagem
Envie mensagens para [email protected]
http://lista.metareciclagem.org

Responder a