"É, mas só assembléia cansa... assembléia tem que decidir em cima de
indicadores bem bolados, bem coletados e bem analisados... sem isso a
inteligência coletiva pára no nível do afetivo..."
Tem toda razão, não há ser q aguente assembléia com conteúdo mal programado. Aqui, sempre utilizo técnicas alternativas nos encontros (detalhe importante: isso é válido porque o grupo está se conhecendo, então todo mundo curte) por exemplo, para mostrar balancete de contas, faço um gráfico gigante no chão, para entendermos o Estatuto, faço simulações entre os integrantes do grupo, trazendo situações e colocando na roda pra sacar a opinião deles, por exemplo, usei o texto do Brechet (Quem Se Defende), para entendermos a "quota-parte" de cada um na cooperativa; para enterdermos o valor da Economia Solidária para o grupo, vamos fazer uma horta onde cada dia da semana uma pessoa vai se responsabilizar por ela....e assim, vai.
Aqui, realizo assembléias uma vez por semana para fortalecer o grupo, mas depois com o tempo, isso pode se alargar mais.
Não sei se isso ajuda, mas vale a intenção!
--
Téia
http://alfabetizacaosolidaria.wordpress.com/
http://www.flickr.com/photos/alfabetizacaosolidaria/
_______________________________________________ Lista de discussão da MetaReciclagem Envie mensagens para [email protected] http://lista.metareciclagem.org
