On 28/02/2008, at 15:03, julio milan wrote:

sim, sei desse lado tbm Fernando, o cara pode trabalhar por conta, ser um consultor, desenvolver softwares, coisas assim.. o que eu quero dizer é que é mto dificil chamar a ateçao dos que estao ingressando na faculdade para cursar tecnologia, cursar exatas, sendo que, uma vez na carreira publica, ainda mais sendo federal, como juiz, promotor e etc ele não terá muitos problemas pela frente, basta se formar em Direito e prestar algum concurso nessa area, nao tem que se preocupar em falar 4 idiomas....isso é o que chama a atençao da rapaziada de hoje, estabilidade, bons ganhos e poucas preocupaçoes do tipo, nao ira se preocupar em ter que entregar na data prevista um projeto de consultoria que foi designado à ele e tem que ser escrito em alemao....

isso q é fod****...muitos da facul onde estudo, e tenho certeza de que em outras faculdades tbm, abandoram por isso, muitos dizem..pra que ser engenheiro, matematico, cientista se no Brasil isso é pouco valorizado (falando em questao salarial) e se eu me formar em direito, presto concurso, viro delegado federal e ganho 15 mil por mes e concurso pra ser engenheiro da petrobrás o salario é de 4 mil..
essa é a grande questão....
a área tecnologia/cientifica não é mto explorada no Brasil, e não é atôa



Tem concursos públicos na área de TI com altos salários , mas por uma série de motivos alguns cargos tem salários inchados, seja por demanda, por risco e etc... TI é importante sim, mas com esse monte de profissional picareta (eu por exemplo) , é muito mais fácil jogar os salários pra baixo. Vamos ser sinceros, vc conhece mais caras formados em direito ou com formação em TI ? Lei da oferta e procura, se a negada do TI topa se vender por 1700 porque oferecer 3500 ? Tem engenheiro da petrobras ganhando 4 mil ? Mas tem geofísico da petrobras ganhando 15 mil ! O que é mais fácil de achar ? Quantos engenheiros tu conhece ? E geofísicos ? De quantos já ouviu falar ?

A solução é mais simples do que parece ! Se os salários estão baixos é pq tem profissional demais no mercado , mas se o mercado carece de profissionais isso indica no mínimo que essa galera tá chegando ao mercado sem ter o mínimo de preparo pra saber o quanto vale sua mão de obra. Por isso que o sindicato dos computeiros do brasil estão querendo regularizar a profissão, justamente para 1) Garantir a qualidade do profissional 2) Garantir Salários compatíveis com o investmento educacional....

Se vai dar certo ou não, eu não sei, mas viver nesse mundo onde a galera oferece 493 por mes pra um cara com 1 ano de experiencia em linux, java, php,mysql ,ror, e inglês técnico é que não dá ;-)

--
http://www.liquuid.net

http://www.estudiolivre.org








_______________________________________________
Lista de discussão da MetaReciclagem
Envie mensagens para [email protected]
http://lista.metareciclagem.org

Responder a