Tem que ter um MTA na máquina instalado, ou usar um plugin que use
autenticação externa.

No meu caso, tem um MTA na máquina, defini no command.cfg

define command{
        *command_name    notify-host-by-email*
        command_line    /usr/bin/printf "%b" "***** Nagios
*****\n\nNotification Type: $NOTIFICATIONTYPE$\nHost: $HOSTNAME$\nState:
$HOSTSTATE$\nAddress: $HOSTADDRESS$\nInfo: $HOSTOUTPUT$\n\nDate/Time:
$LONGDATETIME$\n" | /usr/bin/mail -s "** $NOTIFICATIONTYPE$ Host Alert:
$HOSTNAME$ is $HOSTSTATE$ **" $CONTACTEMAIL$
        }

Ai tem o contact.cfg

define contact{
        contact_name                    nagiosadmin             ; Short name
of user
        use                             criticost         ; Inherit default
values from generic-contact template (defined above)
        alias                           Administradores            ; Full
name of user
        host_notifications_enabled              1
        service_notifications_enabled   1
        service_notification_period     24x7
        host_notification_period        24x7
        service_notification_options    w,u,c,r
        service_notification_commands   notify-service-by-email
        host_notification_options       d,u,r
       * host_notification_commands      notify-host-by-email*
        email                           [EMAIL PROTECTED]  ;
        }

e no templates.cfg

define contact{
        name                            criticos        ; The name of this
contact template
        service_notification_period     24x7                    ; service
notifications can be sent anytime
        host_notification_period        24x7                    ; host
notifications can be sent anytime
        service_notification_options    c,r             ; send notifications
for all service states, flapping events, and scheduled downtime events
        host_notification_options       d               ; send notifications
for all host states, flapping events, and scheduled downtime events
        service_notification_commands   notify-service-by-email ; send
service notifications via email
       * host_notification_commands      notify-host-by-email *   ; send
host notifications via email
        register                        0                       ;
        }

Nesse caso ele tá me avisando somente do host, se quiser avisar do serviço,
ai já é outra coisa, mas já vem configurado no Nagios, basta ativar o MTA :)

Abs[]