Colega

O NSCA é diferente do NRPE. Poriso temos os dois. O NSCA não executa
plugin, como o NRPE.

Vou tentar explicar:
O NRPE é utilziado para que o Nagios faça execuções remotas de plugins
e receba, de maneira síncrona, os resultados dos plugins executados.

O NSCA é utilizado para uma monitoração assíncrona, tal como seria um
trap snmp. Mais ou menos assim: Voce escreve uma rotina qualquer de
monitoração e, quando esta rotina detectar um problema, ela informa ao
Nagios via NSCA e problema. O serviço deve ser criado no Nagios para
nunca executar (modo passivo).

[]s

JGeraldo