>Negativo Bruno.
>
>De 1960 para cá, os aviônicos mudaram e muito. Quando se falava em LORAN,
>TACAN, Doppler, Inercial como última palavra em equipamentos, hoje se fala
>em GPS, MFD, etc.

        Negativo, simplesmente a cabine não quer dizer muita coisa. Os
Bandeco hj têm FMS, GPS (se vc quiser uma foto eu tenho que tirar) mas os
intrumentos são todos anológicos como os primeiros Bandeirantes. Ser moderno
não significa ter um "Glass Cockpit".  Esse aí pode até não ser o primeiro
C, mas pode muito bem ser. MFD não significa nada em termos de navegação, só
facilita (e muito) o piloto. TACAN existe até hj nos EUA, assim como a
versão civil dele (o VOR) é usada até hj e só vai desaparecer quando entrar
o CNS/ATM.

>Não se esqueça que os Electras são aeronaves da época das "cabinas de três"
>(piloto, copiloto, navegador)onde o cargo de navegador está em extinção nos
>dias de hoje.

        Navegador é na época da segunda guerra, na cabine de 3 o terceiro
cara era o FE, Flight Engeneer (sei lá como escreve). Ele só existia pq com
o advento do motor a jato não dava para apenas duas pessoas ficarem
monitorando todos aqueles 'reloginhos'. Tanto que uma B-17 eram só dois
tripulantes e mais o navegador (que smne ficava num buraco atrás do pila).
Além do q eu ACHO que o L-188 só tinha 2 tripulantes.

Um Abraço,
Bruno