Andreas Leber wrote:

> Saudações Navais.
>
> Pessoal, há muito tempo estou com essa dúvida: por que é que é A-11 Minas
> Gerais? O lógico não seria A-1 Minas Gerais, pelo fato de ele ser nosso
> primeiro NAe? Alguém sabe a razão disso?
> Agradeço.
> Andreas Leber.

Porque a MB, ao contrário da Armada Argentina, por exemplo, adota um
indicativo visual em seus navios composto de um letra designativa de função
ou tipo, seguido de dois algarismos.

Assim, temos:
A para navios-aeródromo,
C para cruzadores,
D para contratorpedeiros,
F para fragatas,
V para corvetas (para não confundir com C de cruzadores),
P para patrulheiros,
S para submarinos,
G para navios de transporte/apoio,
H para hidrográficos etc

Quanto ao nome Minas Gerais, sendo um estado que nem acesso ao mar possui, a
única explicação que vejo, além, é claro, de ser o nome de um importante
estado brasileiro já usado por outros navios igualmente importantes na MB
(como encouraçados), é o fato de ser o estado natal do Presidente Juscelino
Kubitschek, que autorizou a aquisição do NAeL Minas Gerais. Foi uma forma
carinhosa de a MB agradecer ao presidente à época.

--
[ ]s

ÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿLista naval
ÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿ