Obrigada pela informaçao Dario, eu nao imagino um
barco de quase 3500T a vela, realmente deve ser algo
fascinante.

vou ver se acho o meu velho livro de hidrodinamica da
epoca de faculdade, tenho a impresao que esta na casa
de meus pais em londrina, mas acredito que da para
calcular a força de impulsao gerada pelas velas para
impulsionar um barco destes a 17nós. Se eu achar o
livro em casa mando a brincadeira para voces.