Alex Bengtsson wrote:

> Olha a boca pessoal... é tudo uma questão de boca hehehehe......
>
> Falando sério, acho 1 metro pouco, mas se você está imaginando um troço tipo
> uma barcaça bem larga, pode até ser.
>
> Eu particularmente não conheço estas barcaças que vc mencionou, mas tem que
> ver se 4.000 toneladas não é a capacidade de carga dela.
>
> Para operar no Amazonas, pode considerar um calado maior sem problemas, e já
> que não temos ondas enormes lá (salvo a pororoca hehehe) acho que não
> precisa de muita borda livre. Esse troço podia até ser uma base flutuante
> que podia ser rebocada de um canto para o outro.

> [...]

As balsas que operam na calha do Amazonas/Solimões são levadas por
empurradores. O Exército Brasileiro opera mais de 20 empurradores para apoiar
seus Batalhões Especiais de Fronteira. Certamente eles e as balsas seriam
operados como bases flutuantes para helicópteros em caso de necessidade. As
4.000 t referem-se, realmente à capacidade de carga das balsas. Por outro lado,
o NDD Ceará já operou no Amazonas numa das Ribeirex de 1998, sem problemas,
inclusive desembarcando seus CLANF diretamente no rio. A operação dos CLANF em
meio fluvial é possível, embora tenha havido alguns problemas devido a ingestão
de plantas e restos de planatas.  Lembrem-se de que os NDD podem operar com
helicópteros.

--
[ ]s

ÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿLista naval